terça-feira, 20 de março de 2012

Comparativo entre os cursos de tecnologia

Em complemento à postagem anterior, onde fiz um rápido comparativo entre os cursos de graduação mais comuns na área de tecnologia, esbocei duas ilustrações com comparativos entre cada um desses cursos, dando uma noção de como cada um deles é conduzido pelas instituições acadêmicas. Não se pode afirmar com precisão se todos seguem essa regra, mas a realidade é mais ou menos a apresentada.


Na primeira figura, quanto mais comprida a ilustração, mais áreas de conhecimento são abrangidas pelo curso, e quanto maior a altura, maior o nível de aprofundamento nas áreas em que o curso aborda.

FIGURA 1 - Abrangência e aprofundamento dos cursos de Tecnologia
Elucidando um pouco mais - e ressaltando que não estamos comparando o conteúdo em específico entre cada um deles, e sim o nível de abrangência e de aprofundamento que cada um costuma ter - podemos ver que os cursos de Ciência da Computação e de Tecnologia da Informação são os mais abrangentes, com o diferencial de que o primeiro abrange mais áreas de conhecimento, enquanto o segundo é ligeiramente mais específico nos assuntos que aborda.
Os cursos de Engenharia de Software e de Análise de Sistemas são cursos "igualmente mais específicos", no entanto o primeiro aborda mais conhecimentos que o último. Enquanto Web Design - que ao meu ver atualmente já tem grande parte do seu conteúdo abordado em Análise de Sistemas - e Redes de Computadores - que  possui uma grade mais enxuta no entanto é tão específico quanto os anteriores - aparecem por último dentre os principais cursos.

Agora sim já comparando o conteúdo que estes cursos possuem em comum, viajei mais um pouco e ilustrei um comparativo entre eles na figura abaixo:

FIGURA 2 - Comparativo dos conteúdos abordados por cada um dos cursos

 Apesar do susto inicial, é simples de visualizar. Redes e Web Design são cursos que abordam tópicos mais exclusivos, mas que outra grande parte é abordada pelos demais cursos. Engenharia de Software aborda todos os tópicos de Análise de Sistemas; onde o conteúdo de ambos é grande parte do assunto abordado em TI. A diferença é que TI aborda assuntos mais voltados a gestão, governança e tecnologia em geral, e os dois anteriores são mais voltados a desenvolvimento de softwares. Por último, vemos a base formada pelo curso de Ciências da Computação.

 É simples concluir: quem deseja se especializar em alguma área de tecnologia mas ainda não definiu o quê, Ciências da Computação é o mais completo.
Quem está na mesma situação, mas procura um rápido retorno e precisa de um curso menos teórico, Tecnologia da Informação é a opção.
Quem já está decido a trabalhar com algo em específico, os outros cursos são as melhores opções:
Para o mercado de software, Análise de Sistemas é o mais rápido, no entanto Engenharia de Software aborda mais conceitos é dá ao profissional um título de maior status.
Além de conhecimentos em Redes, o curso de mesmo nome também dá melhor bagagem para quem quer trabalhar com infraestrutura e arquitetura de TI, no entanto estas áreas abrem portas também para os profissionais de outros cursos.
E quanto ao Web Design, sugiro entrarem em Análise de Sistemas e só então se especializar em front-end, como comentei na última postagem.

É isso. Façam sua escolha e entrem para um mercado que está em alta!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

quero comentar!