domingo, 3 de abril de 2016

Roteiro completo para obtenção da Certificação PMP (Gestão de Projetos)

O roteiro que você precisa seguir para passar no PMP de primeira está aqui. Siga-o e obtenha sua certificação com facilidade. Palavras de um alguém que, assim como muitos, não sente muito prazer em estudar e, ainda assim, conseguiu isso com certa tranquilidade.

O objetivo dessa publicação é servir como um roteiro completo mas principalmente como um motivador para aqueles profissionais que desejam tirar a certificação, mas por sempre terem aquela impressão de que é um caminho extremamente difícil acabam desistindo. E NÃO É DIFÍCIL. Posso lhes garantir que 3 anos de experiência são suficientes para atender aos requisitos, somados a mais 3 meses de estudos em um cenário favorável ou 6 meses em um cenário menos favorável (para aqueles que não podem priorizar tanto os estudos) para se preparar para o exame.

A Certificação PMP - Project Management Professional é o título emitido pelo PMI (Project Management Institute) mais reconhecido mundialmente na prática de Gestão de Projetos e pode ser obtido por qualquer profissional graduado que consiga comprovar 3 anos de experiência na área (não necessariamente com o cargo de Gerente de Projetos, mas atuando com Projetos em geral) e atingir aproximadamente 65% de acerto em um exame de 200 questões.

Um dos princípios do PMBOK (Project Management Body of Knowledge) é que, para ser um Gerente de Projetos, um profissional não precisa necessariamente ser especialista no tema abordado pelo projeto. Pode facilitar, mas não é uma condição mandatória. Isso significa, portanto, que apesar de a certificação ser principalmente almejada por profissionais de exatas (Engenharia, TI), ela pode ser um valioso título para profissionais de outras áreas. Basta eles terem bagagem e almejarem a carreira com projetos, seja lá qual for o ramo de atuação.


I. Se eu topar o desafio, o que terei de fazer?


Em termos práticos:
  1. Cadastrar-se no site do PMI (http://www.pmi.org);
  2. Realizar a inscrição inicial para o exame (o PMI irá validar ou não os seus dados, sem ainda verificar sua experiência na área);
  3. Pagar o exame (até o fim de 2015, a certificação custava US$ 555,00)
  4. Existe uma possibilidade (pequena) de você cair na auditoria, e ter que enviar documentações para comprovar sua experiência ao PMI;
  5. Se passar na auditoria (ou se simplesmente não cair na auditoria), agendar seu exame junto à Prometric (parceira do PMI pelo menos até o fim de 2015) em até 1 ano da data de pagamento.
  6. Acertar 140 das 200 questões do exame e, se não passar na primeira tentativa, terá mais 2, cada uma delas condicionadas ao pagamento de uma taxa (até o fim de 2015, a taxa para realização de um novo exame custava US$ 375,00).


II. Como obter sucesso?

Essa resposta é detalhada e dividida nos 6 tópicos abaixo. Vá diretamente ao que lhe interessar caso já possua algum conhecimento.

  1. Confirmar se você atende aos requisitos;
  2. Reunir o material de estudos necessário;
  3. Realizar a inscrição inicial;
  4. Planejar e finalizar os estudos;
  5. Realizar o pagamento e agendar o exame;
  6. Praticar simulados para validar os preparos técnico e psicológico.

1) Confirmar se você atende aos requisitos


O primeiríssimo passo é refletir se você atende aos requisitos exigidos pelo PMI. E aqui, ACALME-SE, não se subestime. Você pode já atender a grande parte dos requisitos e nem sabe. Falo isso porque antes de eu iniciar os estudos, muita gente tentou me desestimular com base no meu cargo (na época eu era Consultor Pleno) alegando que eu não atenderia a experiência exigida. Eu não caí na auditoria, mas uma colega de trabalho que tinha praticamente o mesmo histórico profissional que o meu caiu e passou tranquilamente na auditoria e no exame.

Os requisitos são 3:

  • Nível técnico ou Nível Superior;
  • Experiência na área:
    • Para quem tem nível técnico: 5 anos que contemplem 7500 horas de experiência com “liderança”/”direção” de Projetos;
    • Para quem tem nível superior: 3 anos que contemplem 4500 horas de experiência com “liderança”/”direção” de Projetos;
Veja bem: coloquei liderança e direção entre aspas pois aqui você não precisa ter um cargo majoritariamente de gestão. Você precisa apenas ter atribuições que envolvam skills de liderança e de gestão e, falando de Brasil, muitos profissionais, até mesmos de nível Júnior já têm alguma bagagem nesse sentido. Realizar uma reunião de kick-off, elaborar e atualizar cronogramas, entrevistar clientes e executar determinadas atividades já são exemplos de experiências que contam, se estiverem relacionadas a um projeto.

  • 35 horas de curso em Gerenciamento de Projetos através de um REP (Registered Education Providers).
TRANQUILO: Muitos não atendem a este último requisito. Basta fazer um curso de 2 a 3 semanas em uma instituição tal como Infnet ou Trainning. Não se esqueça apenas de confirmar se ainda são REP do PMI. Até o fim de 2015 o valor desses cursos girava em torno de R$ 700,00. Pechinche um desconto!
Somente a realização desse curso não prepara para o exame. É necessário autoestudo.

É importante atentar que estes requisitos precisarão ser declarados detalhadamente no site do PMI (vide passo 3 – Realizar a inscrição inicial), no entanto, você precisará comprová-los somente se cair na Auditoria do PMI, que seleciona o candidato aleatoriamente após a confirmação de pagamento. Eu, por exemplo, não caí, e não precisei comprovar nada (apenas declarei por escrito no site).


2) Reunir o material de estudos necessário

Existem vários materiais excelentes disponíveis. Mas aqui vai a primeira dica do Gabriel e que garantiu meu sucesso no exame de primeira (e olha que não sou daqueles que estuda muito). Você precisa, em ordem de importância:

  • Livro da Rita em Português (ele é conhecido como Livro da Rita, mas seu nome oficial é “Rita Mulcahys’s Preparatório para o Exame de PMP"). Rita já faleceu, mas deixou um legado gigante, tornando-se a principal referência no mundo para os que almejam obter a certificação.
  • PMP Fastrack em Português (para realização de simulados, adquirido juntamente com o Livro da Rita).
  • Um caderno para anotações.
  • PMBOK (Project Management Body of Knowledge) – apenas para dar uma folheada de leve e consolidar os conhecimentos adquiridos através do Livro da Rita, que é muito mais amigável e didático. O PMBOK funciona apenas como um Guia, e muita gente alega ter passado no exame sem nunca ter lido.

Considero válido também dar uma lida e ter sempre em mãos o PMP Handbook. Para uma visão geral do processo de certificação e esclarecimento de eventuais dúvidas, oficialmente oferecido pelo PMI.

3) Realizar a inscrição inicial

Se você já sabe que atende aos requisitos e já conseguiu ter em mãos o material que precisa para estudar, faça sua inscrição e comece a declarar sua experiência em http://www.pmi.org/certification.aspx.

Dica do Gabriel: se possível, declare somente as experiências das quais você ainda possui contato com o gestor com quem trabalhou em cada uma delas. Isto porque você dependerá dele se cair na auditoria, pois será necessário enviar ao PMI uma declaração de experiência assinada por esse gestor atestando que de fato você possui tais experiências.

Como ainda tenho contato com pessoas de duas das empresas que trabalhei e minha experiência nessas empresas foram suficientes para atender as 4500 horas, declarei somente as mesmas.

Nessa etapa você também preencherá outras informações, tais como sua preferência para realização do exame (se quer tradução para Português, se prefere fazer em papel ou em computador, se precisa de recursos de acessibilidade, etc). Há boatos de que a prova possui pequenos erros de tradução para o Português. Eu estudei e realizei todo o exame em Português e não identifiquei absolutamente nenhum problema. Acredito ainda que, mesmo que existam pequenos erros, eles não comprometam seu desempenho no exame. Ainda que você domine o inglês, se sua língua nativa é o Português, recomendo que utilize a tradução, afinal de contas, todas as questões aparecerão também em inglês na mesma tela.
Outro ponto é que realizando o exame através de computador (e não em papel) te traz o benefício de saber se passou ou não já no final do exame, assim que terminar.

Como declarar toda a sua experiência e demais dados é um pouco demorado, você já pode ir iniciando o passo 4 – Planejar e finalizar os estudos. Mas garanta que termine a inscrição antes de se aprofundar muito nos estudos, pois o PMI irá ainda validar seus dados antes de prosseguir com seu processo de elegibilidade. Essa validação levará de 2 a 3 dias e é bem simples, mas não deixa de ser um conforto a mais que você deve conseguir antes de investir muito tempo com estudo.


4) Planejar e finalizar os estudos

Aqui está a grande preciosidade dessa publicação. Apesar de todo o processo de inscrição, auditoria e pagamento, está aqui o fator que mais desmotiva as pessoas de não seguirem em frente em busca do PMP: os estudos. Siga pelo menos 6 dos 7 passos abaixo fielmente, e obtenha seu certificado.

  • Reflita sobre o tempo que você consegue ter disponível para estudar. Se consegue estudar 3 vezes na semana, ou se consegue estudar somente aos finais de semana, ou seja lá o que for. Após essa reflexão, tome a decisão entre obter a certificação após 3 meses de estudo ou após 6 meses de estudo. No meu caso optei por estudar de uma maneira mais tranquila, apenas aos finais de semana. E no final levei pouco mais que 6 meses estudando -- é normal que em um final de semana ou outro você não estude, mas a meta de obter a certificação deve sempre ser um motivador para que você corra atrás do que se propôs
  • Abra uma planilha - ou que seja um bloco de notas – e estipule suas metas, atentando para o total de páginas a serem lidas e em quantos capítulos elas se dividem. Segue o meu planejamento como ficou:
Figura 1 - Modelo de Plano de Estudos para o PMP

Durante esse planejamento, pondere (ou mesmo subestime) sua capacidade de cumprir essas metas, considerando seu nível de foco e também que essas metas não consistem somente em ler os capítulos, mas também em realizar anotações e os exercícios propostos ao final de cada um deles. Não faça um planejamento irreal.

Dica do Gabriel: Leia uma média de 4 capítulos por mês.

Feito o planejamento, seu estudo deve consistir no seguinte para cada capítulo:
  • Ler o capítulo, realizando em paralelo, em um caderno a parte, anotações de tudo que você entender como mais importante (Não escreva textos longos. Somente trechos ou palavras-chaves que te remetam a um conhecimento). Essas anotações servirão apenas para que, no final do estudo, você repasse todos os conteúdos e verifique se lembra de cada um deles. Não lembrando, a ideia é que você volte a ler determinado trecho do livro, e não a sua anotação. A anotação, portanto, é apenas para fins de confirmação se você absorveu ou não o conteúdo daquele capítulo;
  • Faça os exercícios de final de capítulo sem consultar o que acabou de ler/anotar.
  • Se estiver com um pouquinho mais de tempo e estiver estudando em dupla ou em grupos, antes de corrigir os exercícios, confronte as respostas de cada estudante e promova debates onde cada um tente convencer o outro de que suas respostas estão certas. Isso estimula o raciocínio e facilita na absorção do conhecimento.
  • Corrija os exercícios e adicione ao seu caderno o total de questões que acertou e o total de questões que errou. Anote a correção dos seus erros e a respectiva causa a ser eliminada (falta de atenção, interpretação errada da questão, falta de conhecimento, etc).
  • Dedique 10 minutos para folhear o respectivo capítulo do PMBOK e repassar os conceitos já estudados no livro.

Siga esses passos sistematicamente e obterá sucesso! Se você quer a certificação, é porque minimamente tem afinidade sobre os assuntos abordados pelo PMBOK. Como disse, eu mesmo não sou muito fã de estudar, mas os conhecimentos adquiridos são, de fato, muito interessantes e na medida em que você embarca na leitura e confirma que as técnicas transmitidas fazem sentido, o estudo flui de modo mais natural e prazeroso.

Durante os estudos e as anotações que fizer, estruture seu raciocínio de acordo com os capítulos: cada um deles aborda uma das 10 áreas de conhecimento (Integração, Escopo, Tempo, Custos, Qualidade, Recursos Humanos, Comunicações, Riscos, Aquisições e Partes Interessadas), além de outros capítulos tais como o sobre Processos de Gerenciamento de Projetos e o sobre Responsabilidade Social. Cada área de conhecimento possui uma quantidade de processos (5 em média):

Figura 2: Áreas de conhecimento do Gerenciamento de Projetos e seus Processos

Cada processo possui entradas (o que você precisa para iniciar tal processo), ferramentas/técnicas (como você realiza tal processo) e saídas (o que você tem ao final do processo). Conhecendo e entendendo a relação entre essas entradas, saídas e ferramentas com seus respectivos processos, você já domina o PMBOK.

Existem alternativas de estudos por processo de gerenciamento de projetos (Todos os processos de Iniciação, depois todos os processos de Planejamento, depois de Execução, depois de Monitoramento e Controle e depois todos os processos de Encerramento). Sugiro que estudem no formato do Livro da Rita mesmo, ou seja, por área de conhecimento (na ordem listada na Figura 2), pois o processo de aprendizado/consolidação dos conhecimentos é melhor segregado.


5) Realizar o pagamento e agendar o exame

Feito o pagamento (que no final de 2015 estava em US$ 555,00) o PMI levará de 3 a 6 dias para te retornar, confirmando o recebimento do pagamento e informando se você foi ou não selecionado para a auditoria.

Se você for selecionado para a auditoria, fique tranquilo. Tudo que você viu no passo 1 – Confirmar se você atende aos requisitos, é suficiente para que você siga em frente sem grandes problemas. O PMI vai te dar um bom tempo para reunir todas as documentações exigidas (mais de 1 mês), e o fato é que você consegue reunir tudo em menos de 1 semana se fizer os contatos que precisa com eficiência. Será solicitado:

  • Seu diploma;
  • Certificado do curso emitido pela REP (Registered Education Provider) reconhecida pelo PMI;
  • Assinatura dos seus superiores com quem você obteve as experiências declaradas no site do PMI (vide passo 3 - Realizar a inscrição inicial). O PMI irá fornecer um template para você imprimir e entregar para que estes gestores assinem. Cada gestor deve assinar um documento dedicado, e cada documento dedicado deve ser lacrado em um envelope, o qual deve ser assinado em sua aba (de modo que seja possível verificar que o envelope foi assinado pelo gestor depois de lacrado).

Envie essas documentações o quanto antes, pois até chegar nos Estados Unidos demora um pouco, principalmente se for enviada pela modalidade mais barata, que deve custar de 15 a 30 reais. Os Correios oferecem serviços de rastreamento e em que a correspondência chega em até 5 dias úteis, mas o valor salta para aproximadamente 100 reais.

Não tenho conhecimento de pessoas que caíram na auditoria, realizaram os passos acima e foram questionadas pelo PMI. Nas situações em que tomei conhecimento, eles simplesmente confirmaram o recebimento por e-mail e, em 2 ou 3 dias, liberaram o agendamento junto a Prometric.

Passando na auditoria (ou simplesmente não caindo nela), você já pode consultar as datas disponíveis para realizar o exame e agenda-lo.

O que garante o agendamento é um código que o PMI irá gerar para você, e que deverá ser preenchido no site da Prometric. O site do PMI e o PMP Handbook possuem todas as instruções para que você verifique as datas disponíveis para realização da prova e realize o agendamento. Se realmente já estiver na reta final dos estudos, agende a prova para no máximo 1 mês a frente. É tempo suficiente para que você recapitule o que considera de mais difícil, realize os simulados e mantenha o que estudou “fresquinho” em sua mente.

No Rio de Janeiro, até o final de 2015, o único centro disponível é o de Copacabana. No dia que fui, tinha inclusive um angolano que veio ao Brasil somente para realizar o exame (em tempo: ele passou!)


6) Praticar simulados para preparo técnico e psicológico

Existem outras opções de simulado, mas o PM Fastrack que acompanha o Livro da Rita foi o mais recomendado através das pesquisas que realizei com colegas de trabalho e pela internet.
Faça simulados reais: 200 questões para serem respondidas em até 4 horas. Isso te dá pouco mais de 1 minuto para cada questão. 

Outra dica do Gabriel: para não ficar paranoico com o tempo, limite-se a controla-lo de meia em meia hora, de modo que verifique se está cumprindo o seguinte:
Quando faltar...
Tem que restar, no máximo...
3:30 (210 minutos)
175 questões
3:00 (180 minutos)
150 questões
2:30 (150 minutos)
125 questões
2:00 (120 minutos)
100 questões
1:30 (90 minutos)
75 questões
1:00 (60 minutos)
50 questões
30 minutos
25 questões


Ou seja, a cada meia hora atinja uma meta de 25 questões realizadas. Assim fica mais fácil de você avaliar seu desempenho e, ao mesmo tempo, não se desconcentrar por causa do assombroso relógio contando na sua tela!

Para cada simulado realizado, reveja as questões que errou e a qual área de conhecimento elas pertencem. Em um cenário positivo, você não terá uma área de conhecimento que se destaque como a mais difícil (os erros ficarão distribuídos em quantidades próximas para cada área de conhecimento). Mas, caso veja que há sim uma área de conhecimento em que você possua mais dificuldade, dedique um tempo para revisá-la, com base nas questões que errou.

O sistema de prova do PMI não divulga o percentual de acertos após o exame, mas há indicadores que apontam que 65% é o percentual necessário para obter a certificação.

O PM Fastrack possui a opção “SuperPMP”. Realize-o pelo menos 1 vez depois de já ter atingindo 75% no simulado normal. Isto é, espera-se que na quarta ou na quinta vez que for fazer o simulado, você já esteja pronto para optar pelo SuperPMP: ele é um simulado que contempla somente as questões mais complexas, segundo o Livro da Rita.

Fazer muitos simulados não é eficaz: a quantidade de questões existentes é limitada e, ao invés de aprender ou consolidar seu conhecimento, você acaba decorando as questões e não tira proveito algum do recurso. Só realize os simulados depois de ter estudado.

Dica do Gabriel: limite-se a 5 simulados. Se realizou a etapa '4 – Planejar e finalizar os estudos' de acordo com o sugerido, irá obter sucesso e certamente no quarto simulado já estará superando 80% de acerto.

Na noite que antecede o exame, relaxe. Pois ele é cansativo e você deverá estar com a mente descansada. Memorize as fórmulas para que, assim que entrar na baia para realização do exame, tenha a capacidade de transcrevê-las para o papel. Isso é possível pois, apesar de a prova ser no computador, você receberá papel, caneta e lápis para rascunho, e nada te impede de realizar suas anotações no início da prova (folha de download). Um bom momento para fazer isso é nos 15 minutos iniciais, que são dedicados para instruções sobre como utilizar o sistema de prova, e não descontam dos 240 minutos que você terá para responder as 200 questões.

Pelo menos até 2015, das 200 questões do exame, 25 são experimentais e não contam pontos, e servem somente para fins de pesquisa do PMI. Isso significa, portanto, que das 175 questões válidas, você precisa acertar 114. De qualquer forma, como elas não são conhecidas e os 65% não são oficialmente confirmados, sua meta é acertar pelo menos 140 questões (70% das 200).

Siga o roteiro acima e dispense o meu “boa sorte”!


Pós-exame

Se ainda assim você não passar, reveja onde errou: foi falta de foco ou falta de conhecimento? Se foi falta de foco, faça mais simulados. Se foi falta de conhecimento, concentre seus estudos no capítulo que identificou ter mais dificuldades. Você terá mais duas chances dentro de um ano a contar da data de elegibilidade, e cada uma delas condicionadas a um novo pagamento, que até o fim de 2015 era de US$ 375,00.

Se passar, seu certificado estará disponível em formato digital em até 3 dias, e o impresso chega no seu endereço em até 2 meses. Não esqueça de solicitar seu broche que, apesar de requerer uma ordem de compra no site do PMI, é grátis.



Não esqueça também de se informar sobre os 60 PDUs a serem obtidos a cada três anos, que são pontos que você deverá acumular afim de atualizar seus conhecimentos e manter sua certificação ativa.

Outro ponto a manter em mente é que o resultado e o "proveito" nem sempre vêm na hora. Após meses de estudo e todo um preparo para realização do exame, a obtenção da certificação muitas vezes não te traz um retorno imediato (como um aumento de salário). E isso pode gerar um pequeno sentimento de dúvida se o esforço investido valeu a pena.
O resultado é sutil e muitas vezes indireto: as pessoas com quem você irá se relacionar no ambiente profissional passarão a te enxergar com outros olhos e depositarão maior credibilidade em você no dia a dia. E isso sim, a médio prazo, abrirá portas e trará recompensas que podem inclusive ser mais sólidas e satisfatórias que (ou mesmo um caminho para) um aumento salarial.


Por favor, se utilizarem de alguma forma esse roteiro como base, me digam o que acharam, e se ajudou. Abraços!

8 comentários:

  1. Ótimo artigo, estou estudando e vou fazer minha inscrição semana que vem.

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    1. Muito obrigado pelo feedback! Depois diga se conseguiu. Abraço.

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  2. Acho que foi o artigo mais completo com um roteiro que encontrei a respeito.
    Estou começando a reunir o material necessário e iniciar os estudos em agosto para fazer a prova em novembro.
    Muito obrigado e sucesso a você!!

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    1. Obrigado! Depois fala aqui se conseguiu passar! Abraço.

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  3. Só consigo pagar a prova com cartão de crédito?

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  4. Fábio, na época que fiz a minha, lembro que só identifiquei a opção de pagar no cartão de crédito. Talvez entrando em contato você consiga negociar outras opções...

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  5. Olá Gabriel! Primeiramente meus parabéns pelo roteiro!!

    Sabe se esse roteiro ainda está atualizado para os dias de hoje? Vale para a 6ª edição?

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  6. Sempre acompanho o blog e indico aos professores do gestão agil de projetos, orgulho de acompanhar esse conteúdo

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